RFM

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Resultado da recolha de roupas
















A todos que de alguma forma contribuiram para muitos sorrisos o nosso muito obrigado, sem a vossa ajuda esta campanha não teria tido o sucesso que teve, graças à solidariedade das pessoas esta recolha chegará hoje à APPACDM, Lar de São José, Centro Comunitário Portas do Sol, Estabelecimento Prisional da Covilhã, Casa do Menino Jesus.

Aqui ficam algumas das fotos da recolha de roupas e brinquedos, já devidamente separadas e prontas para irem para as instituições.
A sala foi pequena para tanta oferta :)

Obrigada

Feliz Natal e Prospero Ano Novo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Empreendedorismo em Energia e Alterações Climáticas

Formação dirigida a todos aqueles que, devido à sua actividade profissional na área da Engenharia, da Gestão e da Inovação ou do interesse em desenvolver projectos empresariais inovadores, desejem adquirir ou aprofundar conhecimentos e competências nesta temática, recorrendo a conceitos e técnicas avançadas da Gestão Empresarial, com um enfoque específico na criação e gestão de novos negócios na área da Energia e das Alterações Climáticas. As formações têm transmissão online através do canal de WebTV da APEA (http://apea.castter.com).



Formato: Formação de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia, constituída por 9 módulos. Cada módulo é constituído por uma sessão teórica dada por um especialista na temática e uma entrevista a uma empresa inovadora na área da Energia e Alterações Climáticas. Cada formando assiste a um módulo em sessão presencial e aos restantes através de gravação em vídeo digital e disponibilização no canal de WebTV da APEA em http://apea.castter.com .



Duração: Sessões presenciais com um máximo de duração de 2 horas. Entrevistas com um máximo de 20 minutos.



Acção de Formação na UBI - 2h presenciais na Sala de Formação V do CFUITE no dia 15 de Dezembro de 2009, das 9h às 11h. inscrições através do preenchimento da ficha em anexo, a qual deve ser reenviada, após devidamente preenchida para msilva@ubi.pt e vantunes@ubi.pt



Lotação: Sessões presenciais com um máximo de 25 formandos e inscrições até 11 de Dezembro(Gratuita e seujeito a selecção).




Público-alvo: Estudantes Universitários; Recém-licenciados.

Objectivo: Envolver cerca de 100 Estudantes Universitários nas sessões presenciais e cerca de 1000 na WebTV.



Com os melhores cumprimentos,

Maria José Aguilar Madeira Silva


FICHA DE INSCRIÇÃO


EMPREENDEDORISMO EM ENERGIA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
ACÇÃO DE FORMAÇÃO 15/DEZEMBRO/2009
PARA ALUNOS DA UBI | 2h Presenciais [9h-11h] | 15. Dez.09



Nome __________________________________________________________________________
Curso __________________________________________________________________________
Ano ___________________

Telefone _____________________________________________________
e-mail _________________________@_____________________________

Curso em que se inscreve é na acção de formação presencial na UBI dia 15 de Dezembro de 2009, das 9h-11h na Sala V do CFUITE.

Módulo Data Local Tema Formador
1 02-12-2009 Évora Empreendedorismo e Inovação: conceitos gerais Soumodip Sarkar
2 04-12-2009 Aveiro Novos Negócios da Energia e Propriedade Intelectual Borges Gouveia
José Paulo Rainho
3 03-12-2009 Braga Gestão da Inovação: modelos e práticas Vasco Eiriz
4 9a11-12-2009 Coimbra Team-work: o envolvimento da equipa Arnaldo Coelho
5 9a11-12-2009 Porto Financiamento de Projectos de Energia Jorge Farinha
6 15-12-2009 Covilhã O Plano de Negócios e a Criação da Empresa Maria José Silva
7 18-12-2009 Lisboa Alterações Climáticas: novas oportunidades na economia do carbono Joanaz de Melo
8 Jan-10 Madeira Agência Regional da Madeira: casos práticos de projectos de energia e seu financiamento Melim Mendes
9 Jan-10 Açores ??




Reenviar para msilva@ubi.pt e vantunes@ubi.pt

Ti Martins :)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Problemas das universidades

Estamos num tempo onde o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e assim tomando muito tempo das pessoas que visam uma melhor posição no mesmo, para isso, procuram uma melhor posição....muitas buscam melhorar as suas especializações e assim acabam tentando entrar numa universidade.

Muitas pessoas têm espectativa que se conseguir entrar na universidade o mercado de trabalho será favorável...no entanto chega-se às universidades publicas e privadas e sentem-se sérios problemas, desde a reitoria, aos serviços sociais, aos académicos até às residencias....

Alguns desses problemas nos ensinos que antecem acaba por afectar diretamente os estudos na universidade, onde por falta de base, ou recursos económicos os alunos acabam abandonando a instituição, algumas pesquisas apontam que 45% dos alunos que se matriculam numa universidade particular acabam por desistir do curso, esses números nas instituições publicas cai para 35%, onde tanta desistência está diretamente ligada a essa falta de base que o ensino publico não exerceu com eficácia, o que acaba dando um fim ao sonho de um diploma de ensino superior..

Aí nos perguntamos : Onde está o Estado Providencia que deveriamos ter? Igualdade de oportunidades para todos...direito ao ensino...que miragem....

Aos bons professores que ainda existem....

O que a escola não ensina...

domingo, 6 de dezembro de 2009

AAUBI e Moçoilas na festa dos Reclusos do Estabelecimento Prisional da Covilhã

No âmbito do projecto “Gerir para inovar os serviços prisionais (PGISP)” realizar-se-à no próximo dia 16 de Dezembro a festa de Natal dos reclusos, onde teremos pelas 10h00 no campo da UBI um jogo de futebol entre a AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior) e os reclusos do Estabelecimento prisional, pelas 16h00 teremos um espetaculo dado pelas Moçoilas.

Desde já o meu muito obrigada a voces que aceitaram participar nesta festa de Natal, mas também a todos os que até agora têm participado nas actividades dentro e fora do Estabelecimento Prisional da Covilhã.

Convém referir que este projecto é uma parceria entre o centro prisional e a cruz vermelha da Covilhã.

Num mundo em que o ter supera, muitas vezes, o ser, o sentimento de generosidade aparece contaminado por enfoques de doações materiais e estas, embora certamente ajudem, não alimenta a alma humana.
Reflectindo sobre generosidade, lembrei-me do texto “O último discurso” de Charles Chaplin, em que ele diz:

“Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar, se possível, judeus, o gentio, negros, brancos.”

Todos nós desejamos ajudar os outros. Os seres humanos são assim.
Mas até que ponto temos essa capacidade?

A Coordenadora do projecto (PGISP)

Lénia Pereira

Que problemas?


Se temos uma universidade, onde resaltam muitos problemas, a pergunta, em geral, é: por onde começar? É justamente por isso que falamos que é necessário arranjar soluções para enfrentar os desafios a serem superados.... para isso contamos com a exposição dos problemas e sugestões de todos, não só dos alunos da nossa universidade, como também de todas as outras e pessoal não estudante...

Secção Pedagógica

A Secção Pedagogica é um pilar estruturante e fundamental na defesa dos interesses dos estudantes nos mais diversos níveis. Através desta secção procura-se garantir o caminho da qualidade e excelência em diversos sectores.

É através desta secção que se procura efectuar uma maior e mais profícua ligação entre a direcção da AAUBI e os órgãos de gestão, onde os estudantes têm representatividade, para que assim aconteça uma partilha de informação eficaz e para que, desta forma, possamos sentir as necessidades mais prementes das instituições e procurar concertar estratégias comuns para a defesa dos interesses dos estudantes.

A Coordenadora da Secção Pedagógica

Lénia Pereira